Ontologia e simulacro na pós-modernidade de Janus: alteridade e impossibilidade face à Síndrome de Perseu

Autores

  • Ricardo Aronne Autor

Palavras-chave:

Ontologia Simulacro Pós-modernidade Direito civil-constitucional Responsabilidade

Resumo

Ensaio jurídico-filosófico que examina a noção de responsabilidade a partir de sua desconstrução conceitual, tomando como ponto de partida a redação de um verbete encomendado para dicionários de teoria e filosofia do direito. O texto percorre o artigo 1382 do Code Napoléon, os conceitos de compromisso e de obrigação formulados por Domat e por Pothier, a lei francesa de 9 de abril de 1898, que passa a regular a responsabilidade pelo risco, e as transformações trazidas pelo Estado Social e Democrático de Direito, pela securitização das relações privadas e pelo reconhecimento do dano moral no Brasil a partir da Constituição de 1988. Discute em seguida a passagem da família matrimonial hierarquizada e indissolúvel à família eudemonista contemporânea, a responsabilidade por abandono afetivo e as duas impossibilidades que a pós-modernidade opõe a uma ética kantiana da responsabilidade: a implosão do imperativo categórico e a insuficiência de uma perspectiva apenas antropológica. O autor propõe a noção de Síndrome de Perseu para designar a relação que se estabelece somente com a imagem do outro, sustentando que, reduzido a essência e simulacro, o outro é nadificado.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Homo sacer: o poder soberano e a vida nua. Belo Horizonte: UFMG, 2007.

ARONNE, Ricardo. Direito civil-constitucional e teoria do caos: estudos preliminares. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2006.

ARONNE, Ricardo. Código Civil anotado. São Paulo: IOB/Thomson, 2005.

ARENDT, Hannah. Responsabilidade e julgamento. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

BAUMAN, Zygmunt. Vidas desperdiçadas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

CANARIS, Claus-Wilhelm. Pensamento sistemático e conceito de sistema na ciência do direito. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989.

CHOMSKY, Noam. O lucro ou as pessoas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

DELEUZE, Gilles. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.

DERRIDA, Jacques. A farmácia de Platão. São Paulo: Iluminuras, 1991.

DERRIDA, Jacques. Força de lei. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

DERRIDA, Jacques. Paixões. Campinas: Papirus, 1995.

FACHIN, Luiz Edson. Teoria crítica do direito civil. Rio de Janeiro: Renovar, 2000.

FACHIN, Luiz Edson. Estatuto jurídico do patrimônio mínimo. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia das ciências e a história dos sistemas de pensamento. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2005.

FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurídicas. 3. ed. Rio de Janeiro: PUC-RJ/NAU, 2005.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense, 2005.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2006.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 22. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.

FREUD, Sigmund. O futuro de uma ilusão, o mal-estar na civilização e outros trabalhos, v. XXI. São Paulo: Imago, 2006.

GOMES, Orlando. Transformações gerais do direito das obrigações. 2. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1980.

HABERMAS, Jürgen. Técnica e ciência como "ideologia". Lisboa: Edições 70, 1997.

HABERMAS, Jürgen. Pensamento pós-metafísico: estudo filosófico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.

HABERMAS, Jürgen. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.

HABERMAS, Jürgen. A ética da discussão e a questão da verdade. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

HABERMAS, Jürgen. Conhecimento e interesse. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

HABERMAS, Jürgen. A crise de legitimação do capitalismo tardio. 2. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994.

HEIDEGGER, Martin. Identidade e diferença. Petrópolis: Vozes, 2006.

HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2006.

HEIDEGGER, Martin. A caminho da linguagem. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX - 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

JONAS, Hans. O princípio responsabilidade. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.

KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1997.

KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. São Paulo: Martin Claret, 2003.

KUMAR, Krishan. Da sociedade pós-industrial à pós-moderna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

LARENZ, Karl. Derecho civil: parte general. 3. ed. Madrid: Revista de Derecho Privado, 1978.

LARENZ, Karl. Metodologia da ciência do direito. 5. ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1983.

MAZEAUD, Henry; MAZEAUD, Léon. Traité théorique et pratique de la responsabilité délictuelle et contractuelle. Paris: Recueil Sirey, 1931.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Ecce homo: como cheguei a ser o que sou. São Paulo: Martin Claret, 2001.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. A gaia ciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. O anticristo. 5. ed. Rio de Janeiro: INCM, 1978.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Para além do bem e do mal: prelúdio a uma filosofia do futuro. São Paulo: Martin Claret, 2006.

POTHIER, Robert Joseph. Tratado das obrigações. Campinas: Servanda, 2002.

RIPERT, Georges. La règle morale dans les obligations civiles. Paris: LGDJ, 1925.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as ciências revisitado. São Paulo: Cortez, 2004.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2004.

SARTRE, Jean-Paul. O ser e o nada. Petrópolis: Vozes, 2007.

SARTRE, Jean-Paul. Esboço para uma teoria das emoções. Porto Alegre: L&PM, 2007.

SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. São Paulo: Abril Cultural, 1984.

SARTRE, Jean-Paul. Entre quatro paredes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

SOUZA, Ricardo Timm de. Sentido e alteridade: dez ensaios sobre o pensamento de Emmanuel Levinas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005 (Coleção Filosofia, n. 120).

SOUZA, Ricardo Timm de. Em torno à diferença: aventuras da alteridade na complexidade da cultura contemporânea. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008.

Downloads

Publicado

2013-12-01

Como Citar

ARONNE, R. Ontologia e simulacro na pós-modernidade de Janus: alteridade e impossibilidade face à Síndrome de Perseu. Revista de Propriedade Intelectual, Direito Contemporâneo e Constituição, v. 2, n. 4, p. 12–26, 1 dez.2013.