Pessoas jurídicas e a autoria de obras intelectuais no direito do autor – um estudo de direito comparado
DOI:
10.16928/2316-8080.v12n3p.131-152Palavras-chave:
Autoria Titularidade Pessoa jurídica Direito do autorResumo
O presente trabalho analisa, com base na legislação portuguesa e direito comparado, entendimento doutrinário e jurisprudencial, se as pessoas jurídicas poderão ser consideradas autoras de obras intelectuais. Para esse fim, o trabalho será dividido em três capítulos. O primeiro deles abordará o conceito de autoria e titularidade. O segundo analisará quais os papéis que as pessoas jurídicas desempenham no direito autoral. Por fim, examina-se se as pessoas jurídicas podem se encaixar no conceito de autoria, para que sobre elas recaiam irrestritamente os direitos autorais, passando pela análise doutrinária e jurisprudencial do paradigma antropocêntrico. A importância do estudo do tema se dá pela necessidade de entender o direito autoral também pelo prisma humanístico, valorizando os sujeitos envolvidos no processo de produção intelectual.
Referências
AKESTER, Patrícia. Direito de Autor em Portugal, nos PALOP, na União Europeia e nos Tratados Internacionais. Coimbra: Almedina, 2013 ALEMANHA. Lei Alemã de 1965. Consulta: 09 de janeiro de 2017. Texto traduzido disponível em:https://www.gesetze-im-internet.de/urhg/__29.html.
ASCENSÃO, José de Oliveira. Direito Civil: Direito de Autor e Direitos Conexos. Coimbra: Coimbra Editora Lda. 1992.
BARROS, Carla Eugenia Caldas. Manual de Direito da propriedade Intelectual, Evocati: Aracaju, 2007.
BRASIL. PODER LEGISLATIVO. Lei nº. 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9610.htm. Acessado: 09 jan,.
DAMASCENO, Lívia Ximenes e PONTES, Ted Luiz Rocha. AUTORIA E TITULARIDADE DOS DIREITOS DE AUTOR: PESSOA JURÍDICA PODE SER UM AUTOR? UMA ANÁLISE ENTRE BRASIL E PORTUGAL. II Encontro Internacional de Direitos Culturais, Fortaleza. 2013.
MORAES, Rogério. A função social da propriedade intelectual na era das novas tecnologias. In: BRASIL, Ministério da Culruta. Cadernos de Políticas Culturais - Direito Autoral. Vol 1. Brasília: Ministério da Cultura, 2006, p. 237-354.
PEREIRA, Alexandre Libório Dias. Direitos de Autor e Liberdade de Informação. Coimbra: Almedina, 2008.
PEREIRA, Alexandre Libório Dias. Internet, direito autor e acesso reservado. In: As Telecomunicações e o Direito na Sociedade da Informação, Actas do Colóquio organizado pelo IJC em 23 e 24 de Abril de 1998, dir. António Pinto Monteiro, Instituto Jurídico da Comunicação, Coimbra, 1999, pp. 263-273. Disponível em: https://estudogeral.sib.uc.pt/bitstream/10316/28738/1/Internet,%20direito%20de%20autor %20e%20acesso%20reservado.pdf. Acessado em: 11 de nov, 2016.
PEREIRA, Alexandre Libório Dias. Jornalismo e Direito do Autor. Boletim da Faculdade de Direito, LXXV, Universidade de Coimbra, 1999, pp. 591-597. Texto da comunicação apresentada ao I Congresso Nacional de Comunicação e Jornalismo, realizado nos dias 25, 26 e 27 de Abril de 1999, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, sob organização da Associação Nacional de Jovens Jornalistas - ANJJ. PORTUGAL. Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa. Código do Direito de Autor e Direitos Conexos. Disponível em: http://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?nid=484&tabela=leis. Acessado em: 17 de jan, 2017.
PORTUGAL, TRIBUNAL DE RELAÇÃO DE LISBOA. PROCESSO Nº. 10441/20037. Data do Acórdão: 02/03/2014.
RAMOS, ANDRÉ LUIS SANTA CRUZ. Direito Empresarial Esquematizado. 4 ed, rev, atual. e ampl. São Paulo: Método. 2014.
SÁ E MELLO, Alberto de. Manual de Direito de Autor e Direitos Conexos. 2 ed, actual e ampl. Coimbra: Almedina, 2016. SOCIEDADE PORTUGUESA DE AUTORES. Quem somos? Disponível em: https://www.spautores.pt/spa/quem-somos. Acessado em: 17 de jan, 2017.
TEIXEIRA, TARCÍSIO. Direito Empresarial Esquematizado - Doutrina, Jurisprudência e Prática. 5 ed. São Paulo: Saraiva, 2016 TRATADO INTERNACIONAL. Convenção de Berna para proteção de obras literárias e artísticas. Atual: 24 jul, 1971.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos e concedem à revista o direito de primeira publicação. A licença aplicável a este artigo é a indicada nesta página e corresponde à política vigente na data de sua publicação.
Os autores estão autorizados a depositar a versão publicada em repositórios institucionais e temáticos, desde que indicada a publicação original nesta revista.
A PIDCC não cobra taxas de submissão, processamento ou publicação.