Frankl, Viktor E. O sofrimento de uma vida sem sentido
DOI:
10.16928/2316-8080.v13n2p.001-004Palavras-chave:
Logoterapia Análise existencial Sentido da vida Neurose noogênica Viktor FranklResumo
Resenha do livro O sofrimento de uma vida sem sentido: como encontrar a razão de viver, de Viktor E. Frankl, publicado no Brasil pela É Realizações. O texto situa Frankl como psiquiatra e filósofo que, a partir de formação psicanalítica e da aproximação com Max Scheler, Martin Heidegger e Martin Buber, desenvolveu a análise existencial e a logoterapia, apresentada como a terceira escola de Viena, depois de Freud e Adler. Expõe-se a tese de que cada momento histórico tem suas neuroses e de que o vazio existencial está na raiz das contemporâneas, nomeadas por Frankl como neurose noogênica, originada em conflitos de consciência, colisão de valores e frustração existencial. São descritas a crítica de Frankl à homeostase em Freud, ao determinismo social em Adler e à redução do homem a arquétipos em Jung, bem como a afirmação de que o sentido não pode ser criado nem dado, apenas descoberto pelo próprio sujeito. A resenha percorre ainda a ansiedade de antecipação e a intenção paradoxal, a hiper-reflexão nas neuroses sexuais, a vontade de sentido, o sofrimento e a atitude diante do destino, e a abertura à espiritualidade, relacionando ao final sua posição a pesquisas contemporâneas sobre espiritualidade e saúde.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos e concedem à revista o direito de primeira publicação. A licença aplicável a este artigo é a indicada nesta página e corresponde à política vigente na data de sua publicação.
Os autores estão autorizados a depositar a versão publicada em repositórios institucionais e temáticos, desde que indicada a publicação original nesta revista.
A PIDCC não cobra taxas de submissão, processamento ou publicação.